SANTO ANTÔNIO DO PÃO DOS POBRES

1.Vida

Nosso padroeiro nasceu em Lisboa em 1195 e morreu na cidade de Pádua, na Itália, 1231. No batismo recebeu o nome de Fernando. Jovem ingressou na ordem  dos Cônegos Regulares, cursando filosofia e teologia em Coimbra, onde foi ordenado sacerdote.

Era de inteligência brilhante e coração ardente de zelo apostólico, procurava algo empolgante para engajar-se na missão.

2.Religioso

Os frades franciscanos abriram um convento em Portugal. São Francisco de Assis ainda vivia e no anseio apostólico enviava frades ao Marrocos, onde foram martirizados.

Santo Antônio sentia arder em seu coração um grande desejo de imitar os gestos dos mártires, pregar o Evangelho na África, decidiu entrar na Ordem de São Francisco.

3.Missão

Estes religiosos levavam uma vida religiosa diversa da tradicional: uniam a vida do claustro com as exigências de apostolado  nos povoados e cidades. Eram frades itinerantes. Viviam total pobreza, vestidos com seu hábito austero, viajando a pé, percorrendo as estradas, levando uma mensagem viva e evangelicamente questionadora.

Antônio pediu para pregar o Evangelho no Marrocos, mas chegando lá, uma enfermidade o obrigou a voltar para Pátria. O navio, de volta a Portugal, foi açoitado furiosamente pelos ventos, que o empurraram em direção à Itália. Desembarcou na Ilha de Cecília, e daí rumou à Assis, a fim de se encontrar com São Francisco.

O Santo fundador, reconhecendo em Antônio profunda Ciência teológica, encarregou-se a lecionar esta disciplina aos frades em Bolonha.

Antônio revelou-se exímio pregador e conhecedor das Sagradas Escrituras, por isso, desde aos 27 anos de idade, a pregação era seu principal campo de ação.

Os Franciscanos eram pregadores populares; severos moralistas, alertavam contra as novas formas de corrupção, que o luxo, a competição e consumismo vinham deteriorando os bons costumes. Havia também perigosa infiltração de doutrinas teóricas dos cátaros e albigenses aos quais era necessário prevenir e catequisar o povo. Antônio viajou em muitas regiões da Itália, e por três anos andou ao Sul da França, onde se encontrava o foco das heresias.

Em 1121, participou da Assembléia geral dos Franciscanos, Capítulo das Esteiras, pois cinco mil frades dormiam em esteiras ao relento. Neste capítulo, Antônio foi eleito provincial dos Franciscanos do norte da Itália. Tinha só 26 anos de idade...

4. A Morte

Continuou seu apostolado da palavra até a morte, dia 13 de junho, 1231, com 36 anos de Idade.

Havia tanta fama de pregador, que dez meses depois da morte, foi elevado às honras das altares e mais tarde recebeu da Igreja o glorioso título de Doutor.

O Sepulcro de Santo Antônio está na magnífica Basílica Românica, que converteu-se em centro de peregrinações. Santo Antônio tornou-se alvo de muitas devoções

O folclore brasileiro e Italiano é rico em  alusões milagrosas do Santo, como em questão de casamento  ou encontro de objetos perdidos.

O mais importante é a caridade para com os necessitados, feita em honra de Santo Antônio, através de instituições, Igrejas do “pãozinho de Santo Antônio”. É gesto que perpetua o espírito de caridade para com os pobres, tão generosamente vivido pelo nosso padroeiro, Santo Antônio do Pão dos Pobres.

Rua da República, 838 - Cidade Baixa
CEP 90050-320 - Porto Alegre / RS